BRASIL EM PORTUGUES

Greve na Lufthansa já afeta voos no Brasil; 1,7 mil voos são atingidos no mundo

Passageiros da Lufthansa enfrentavam caos nesta segunda-feira (22) depois que a companhia aérea cancelou praticamente todos os seus voos na Alemanha por causa de uma greve em meio a negociações salariais.

"Com início a partir do turno de hoje, uma greve em todos os grandes aeroportos começou", disse Martina Soennichsen, porta-voz do sindicato alemão Verdi. Apenas em Frankfurt, dois mil funcionários da companhia aérea participavam do movimento.

No geral, cerca de 1,7 mil voos serão cancelados, informou a Lufthansa. Esse volume deixa de fora apenas 20 voos regulares de curta distância e um punhado de voos de longa distância para fora de Frankfurt, Munique e Duesseldorf. A greve vai custar à empresa dezenas de milhões de euros.

O Verdi, que representa cerca de 33 mil trabalhadores, está cobrando reajuste de 5,2% e garantias de emprego.

A Lufthansa fez uma nova oferta na semana passada com proposta de aumento salarial de 1,2% a partir de outubro e mais 0,5% no ano seguinte, em uma oferta para um acordo que valerá por 29 meses e que não prevê garantias de emprego. O sindicato rejeitou a oferta.

Impacto no Brasil

Devido à greve dos funcionários da Lufthansa, alguns voos do Brasil para a Alemanha foram afetados. Ontem, três voos vindos da Alemanha (dois para São Paulo e um para o Rio de Janeiro) desembarcaram normarmente pela manhã, mas os voos que partiriam ontem à noite do Brasil para a Alemanha foram cancelados.

Nesta segunda-feira, os voos chegaram da Alemanha pela manhã normalmente e partirão à noite, afirma a empresa. Já os voos que chegariam pela manhã na terça-feira foram cancelados.

Os passageiros afetados serão remanejados para outros voos ou poderão remarcar a viagem sem custo. Os passageiros podem obter informações atualizadas clicando aqui.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual