BRASIL EM PORTUGUES

Preços das passagens aéreas caem 28% neste ano, diz IBGE

Os preços das passagens aéreas acumulam queda de 28,1% no acumulado deste ano até abril, mostram os dados do IPCA (índice oficial de inflação), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Só em abril, a queda foi de 9,12%. No acumulado dos últimos 12 meses (maio de 2012 a abril de 2013), a redução nas tarifas foi de 13,14%.

O corte nos preços é resultado da queda na demanda, afirma o especialista em aviação e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Respício Espírito Santo.

«As empresas estão reduzindo os preços porque as pessoas estão com menos dinheiro no bolso e mais endividadas. Com a redução, elas tentam ocupar os assentos que estão vazios para terem o menor prejuízo possível», diz.

A queda nos preços, diz o especialista, também está relacionada à baixa temporada, que tem início em março e segue até meados de junho. Por isso, para ele, os preços devem cair mais neste mês e no começo do próximo.

Procurada, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que não se pronunciaria por enquanto sobre o assunto, que seria discutido internamente. A associação considera que a metodologia usada no IPCA pode não ser uma representação fiel da realidade dos preços.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que a demanda pelo transporte aéreo doméstico teve uma pequena alta em março, 1,14%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No acumulado de janeiro a março deste ano, a demanda teve queda de 1,19% em relação ao mesmo período de 2012.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual