BRASIL EM PORTUGUES

Aeroportos terão aviões de grande porte

Os aeroportos de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta passarão a classificação Nível-6, com a chegada de mais um caminhão contra incêndio de aeródromos tipo AP-2 em cada um deles.

Com isso, os três aeroportos serão adequados às normas de segurança expedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operarem com aeronaves de grande porte com capacidade a partir de 150 passageiros. A vantagem para o usuário é a possibilidade de o valor das passagens baratearem.

Até o final do mês de maio a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) conclui a assinatura da Ata de Registro de Preços de Caminhão Contraincêndio e o Governo de Mato Grosso pode aderir a Ata para contratar o fornecedor.

Os três veículos custarão R$ 5,4 milhões. Os recursos são do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) da SAC/PR e da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu/MT) que entrará com a contrapartida de R$ 270 milhões.

Atualmente os aeroportos de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta distantes, respectivamente, 212, 500 e 803 km da capital Cuiabá, operam com aeronaves de médio porte, a maior delas é a Embraer-175 que comporta 86 passageiros.

O convênio para a aquisição dos veículos foi assinado entre o governador Silval Barbosa e o secretário de Aeroportos da SAC/PR, Juliano Alcântara Noman, em dezembro de 2012.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual