BRASIL EM PORTUGUES

Anac cancela voo da Lufthansa para SP com Boeing 747-8

A Lufthansa informou na noite desta quarta-feira, que o voo de Frankfurt para São Paulo com o Boeing 747-8, uma das maiores aeronaves comerciais do mundo, foi cancelado nesta manhã. Seria a primeira vez que esse modelo de aeronave, na versão de transporte de passageiros, pousaria na América Latina.

Conforme comunicado da companhia aérea, a operação havia sido autorizada pelos órgãos e entidades competentes na última quinta-feira, 13, mas, na noite passada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) voltou atrás, pediu para rever o caso e cancelou o voo nesta. O cancelamento ocorreu apenas seis horas antes da decolagem de Frankfurt. Seria uma espécie de demonstração, pois a Anac ainda não concedeu autorização para voos diários.

Conforme a Anac, atualmente o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) é certificado para operar aeronaves até o código de referência «4E», que inclui o Boeing 747-400. No início deste mês, o operador do aeroporto enviou estudo de compatibilidade para a operação do Boeing 747-8, que possui código «4F».

«Esse estudo está em análise na Anac», disse a agência, por meio de nota. «O serviço de transporte aéreo citado (voo da Lufthansa com Boeing 747-8) foi autorizado depois que o aeroporto declarou ter condições de receber a aeronave Boeing 747-8, sem, no entanto, ter obtido aprovação para tal da área ligada à infraestrutura aeroportuária. Assim, se o voo for realizado, o operador do aeroporto poderá ser autuado», explicou a Anac.

A Lufthansa lamentou no comunicado o ocorrido e reiterou o interesse em trazer para o País a aeronave, tendo em vista a maior capacidade de passageiros, o menor consumo de combustível e a menor emissão de gases e ruídos.

Voos de carga

Se para voos de passageiros o Brasil ainda não recebeu voos do Boeing 747-8, na versão de carga, o primeiro voo oficial aconteceu na última segunda-feira, 17, quando a Cargolux pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após o aeroporto ter recebido a homologação autorizando-o a operar voos regulares do Boeing 747-8F, uma das maiores aeronaves do mundo.

O aeroporto no interior paulista foi o primeiro do País a receber a autorização para o modelo cargueiro da aeronave. Segundo a Anac, nenhum aeroporto recebeu ainda a autorização para receber o modelo de passageiros.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual