BRASIL EM PORTUGUES

Trabalhadores param obras de ampliação do aeroporto de Fortaleza

Trabalhadores pararam as obras de ampliação do aeroporto de Fortaleza na manhã desta segunda-feira (8). Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem do Ceará (Sintepav-CE), Arquimedes Fortes, o acordo coletivo firmado há cerca de um mês com os trabalhadores não está sendo cumprido.

"Fizemos uma assembleia geral mais cedo e decidimos pela paralisação por tempo indeterminado. Devemos participar de uma reunião de negociação na quarta-feira (10) às 15h", afirma Fortes.

O consórcio responsável pelas obras de ampliação do aeroporto informou por meio de nota que realizou reunião com o Sintepav e, após negociação dos itens da pauta apresentada, foi feito acordo para retomada das atividades após assembleia geral do sindicato, marcada para quarta-feira, 10 de julho.

Os operários pararam 24 dias entre abril e maio deste ano e retomaram o trabalho após acertarem aumento de 11% nos pisos e reajuste de cesta básica de 200%, passando de R$ 60,00 para R$ 180,00. As horas extras aos sábados passariam de 60% para 80% e o pagamento dos dias parados foi vinculado a assiduidade durante os próximos quatro meses: maio, junho, julho e agosto. Mas, de acordo com o Sintepav, o acordo não está sendo cumprido totalmente.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou, por telefone, que está acompanhando a paralisação e deve participar das negociações entre as empresas consorciadas e os trabalhadores.

Em visita a Fortaleza em maio, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) Wellington Moreira Franco declarou que as obras do Pinto Martins precisavam »visivelmente ter o ritmo acelerado". As obras têm 19% de conclusão.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual