BRASIL EM PORTUGUES

Infraero promete equipamento antineblina para este ano

Uma das principais melhorias previstas para o aeroporto Salgado Filho, o Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS 2, na sigla em inglês), que permite pousos e decolagens em circunstâncias de baixa visibilidade, deve entrar em operação ainda neste ano. Conforme Carlos Alberto da Silva Souza, superintendente Regional da Infraero, as obras de adaptação do aeroporto para o novo sistema estão avançadas, e até setembro será enviado o pedido de homologação para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"” Até o final deste ano, o ILS 2 deve estar homologado e poderá começar a operar "” afirma Carlos Alberto.

O prazo encurta em pelo menos um mês o tempo que era vinha sendo estimado pela Infraero desde abril. Conforme Jefferson Luís Ferreira Martins, gerente de navegação aérea da Superintendência da Infraero no Sul, o ILS 2 possibilitará que o aeroporto se mantenha aberto por mais tempo em dias de nevoeiro. De 2005 a 2012, o Salgado Filho, que hoje opera com o ILS 1, esteve fechado durante 755 horas. Caso tivesse o ILS 2, o Salgado Filho teria fechado em apenas 237 horas nesse período, explica.

"” Mas a chegada e partida de aeronaves também depende de os aviões estarem homologadas para operar no ILS 2, e não são todos que estão nesta condição "” observa Martins.

Na madrugada desta terça-feira, um grupo de jornalistas conheceu as obras de adequação na pista do Salgado Filho. No total, a instalação de luzes de aproximação, iluminação no centro da pista e alargamento na pista custarão R$ 40 milhões. Cerca de 200 pessoas trabalham no local, das 1h às 6h, horário em que não há voos no Salgado Filho.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual