BRASIL EM PORTUGUES

Um terço dos acidentes aéreos envolve irregularidades

Um terço dos acidentes aéreos investigados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) envolveram violações às normas da aviação.
O dado, inédito, foi divulgado anteontem pelo chefe do Cenipa, o brigadeiro Luís Roberto do Carmo Lourenço, no Simpósio Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em São Paulo.
Segundo o oficial, 34,25% dos 181 acidentes aéreos registrados e investigados pelo órgão em 2012 apresentaram violações às normas de aviação, como piloto sem habilitação e inspeção da aeronave vencida.
Para o brigadeiro, irregularidades como essas são um dos maiores vilões da aviação geral (soma das operações comerciais e privadas).
Questionado se os dados reforçavam a ideia de falta de fiscalização, o brigadeiro disse que essa questão era atribuição da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e que não teria como comentar. Mas afirmou que é uma questão cultural que tem a ver com o "jeitinho brasileiro".
VERGONHA
"Estou com vergonha, 103 acidentes é inaceitável para um país que tem a aviação que o Brasil tem", disse o oficial na abertura de sua palestra, ao divulgar a parcial…………….

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual