BRASIL EM PORTUGUES

Azul terá aviões socorristas para diminuir atrasos

Na tentativa de reduzir o número de atrasos e cancelamentos de voos, a Azul Linhas Aéreas vai começar a operar dois aviões de "socorro". O primeiro avião, modelo Pilatus PC-12 (monomotor com capacidade para oito pessoas e um grande compartimento de cargas), já começa a voar nos próximos dias e tem a missão de levar peças e técnicos de manutenção até as aeronaves que apresentarem algum tipo de problema.

A companhia, com foco na aviação regional, tem o maior número de destinos no país e atende 104 aeroportos com cerca de 900 voos diários. Tudo isso é feito com uma frota de 132 aviões, que eventualmente podem necessitar de reparos "“ além das manutenções agendadas. Atualmente a Azul tem dois centros de manutenção, em Campinas e Belo Horizonte, e precisa fazer o transporte das aeronaves até um desses locais para realizar os consertos.

"Aeronave no chão por falta de peça é um transtorno para qualquer empresa aérea. A ideia é diminuir o tempo dos reparos e reduzir o número de cancelamentos em até 40%", diz Flávio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul.

O índice de pontualidade da companhia é de 94%. Os 6% que atrapalham a vida da Azul estão atrelados a variáveis como condições climáticas, infraestrutura dos aeroportos e também a manutenção das aeronaves.

Investimento

Cada avião socorrista custou US$ 2 milhões e oito pilotos da própria companhia serão remanejados para atuar na operação de emergência. Os monomotores ficarão alocados nos centros de manutenção e serão utilizados somente em caso de problemas "“ não serão usados para táxi aéreo no tempo vago, como acontece em outras empresas do setor. "A ideia é ser rápido. Qualquer aeroporto do país será atendido em até cinco hora", afirma o vice-presidente.

Com a chegada dos monomotores, a Azul reduzirá o número de aeronaves reservas, que ficam paradas para atender situações de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual