BRASIL EM PORTUGUES

Passagens aéreas para cidades-sedes da Copa poderão ficar mais em conta em janeiro

O preço das passagens aéreas para as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 está alto, durante os dias da competição, de acordo com sites das empresas. Os bilhetes custam até cinco vezes mais em dia de jogo, em relação a dias normais. Porém, a boa notícia para o consumidor é que existe a possibilidade da venda por tarifas mais econômicas em janeiro, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

De acordo com o órgão, que representa as companhias aéreas, os preços devem ficar mais em conta a partir do momento em que for possível projetar rotas para a Copa e, assim, ajustar as reservas de assentos. Em nota enviada ao R7, a associação explica que «os consumidores terão à disposição uma oferta mais adequada às suas necessidades, podendo encontrar mais opções de deslocamentos, inclusive diretos entre as cidades-sedes, e com a possibilidade de compra por tarifas médias mais econômicas em relação aos preços de momento».

Como não foi realizado o sorteio das chaves, previsto para 6 de dezembro, ainda não é possível saber que jogos vão ocorrer em quais cidades-sedes. Por conta desse cenário, as operadoras de turismo estão reservando assentos em diversos voos.

Malha aérea para a Copa deve ter mais voos, diz Anac

O diretor de Planejamento de Malha Aérea da Gol, Cláudio Neves, afirma que os bloqueios antecipados de assentos já são «três vezes maiores do que a necessidade real para as cidades em que haverá jogos na Copa». A declaração foi dada durante um workshop de aviação realizado no mês passado.

"” A gente não teria tanto bloqueio assim se não fosse a Copa. Isso mostra que [as agências de viagens] estão fazendo o seu trabalho de casa e reservando os assentos para vender para a Copa do Mundo.

Neves também acredita que, após o sorteio, as operadoras vão liberar alguns assentos, uma vez que estarão cientes do calendário dos jogos. Com voos mais vazios, aumenta a possibilidade de tarifas mais econômicas.

"” Depois do sorteio, a gente está prevendo que alguns assentos sejam liberados em alguns destinos.

Reserva de assentos

O vice-presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Edmar Bull, esclarece que os bloqueios são procedimentos normais das agências de viagem em época de alta temporada, seja Carnaval ou Réveillon.

"” Quem está bloqueando tem os prazos para fazer os pagamentos e confirmar os passageiros. Quando não confirma, vai cancelando. Isso é normal; no mundo inteiro, é assim.

Ele também acredita que o momento atual é de muita incerteza, pois até mesmo os brasileiros que mostraram interesse em comprar ingressos para os jogos e se cadastraram no site da Fifa ainda não sabem se serão contemplados. O órgão deve informar até o dia 10 de novembro quem terá direito às entradas.

Bull pontua, com exemplos, que passagens mais baratas dependem da lei da oferta e da procura.

"” Amanhã eu tenho 90 lugares para Salvador. O preço para Bahia varia de R$ 200 a R$ 2000. Só que agora à tarde aconteceu uma fatalidade com o meu grupo. Eu devolvo esses 90 lugares. O que é que vai acontecer com a companhia aérea? Eles liberam esses lugares a um preço mais baixo e às vezes, na última hora, você consegue mais baixo.

Mudança nas rotas para a Copa

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas informa que atualmente há uma demanda atípica e concentrada em dias de jogos ou próximo a eles, em horários específicos, porém dentro de uma malha área (mapa de rotas) regular para junho e julho de um ano normal "” o que leva a uma alta nos preços.

Mas a formação de uma malha aérea especial para o Mundial já está em discussão entre a Secretaria de Aviação Civil, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e as próprias companhias aéreas.

As companhias aéreas já pediram rotas flexíveis durante a Copa para a Anac. Essa adaptação da malha aérea facilitaria principalmente os jogos da segunda fase, que serão definidos com apenas alguns dias de antecedência.

Na primeira fase, as rotas mais flexíveis possibilitam que as companhias desloquem os voos para onde houver maior demanda. Segundo o diretor de Planejamento de Malha Aérea da Gol, Cláudio Neves, os sorteios serão decisivos.

"” Os ingressos foram pré-marcados, mas vão ser sorteados. Então, se 50% dos ingressos sorteados forem para Curitiba, possivelmente eu vou ter que ter mais voos para Curitiba. Esse é outro fator que vai determinar a oferta de voos da Copa.

Leia mais notícias de Economia

A Copa do Mundo de 2014 será realizada de 12 de junho a 13 de julho em 12 cidades-sedes: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual