BRASIL EM PORTUGUES

Anac autoriza Gol a operar sistema que diminui tempo de voos no Rio

De acordo com o secretário nacional de Navegação Aérea, Juliano Norman, a empresa aérea Gol foi a primeira habilitada a usar o RNP-AR-Approach, um sistema de performance de navegação aérea que vai reduzir o tempo de viagem de outros aeroportos até o Santos Dumont, a partir de segunda- feira (1º). Esse sistema, segundo o secretário, vai diminuir o ruído dos pousos e decolagens, economizar combustível e reduzir o número de vezes que o aeroporto fica fechado por mau tempo.

O sistema será utilizado inicialmente no Santos Dumont para depois ser expandido para outros aeroportos do pais. A medida foi anunciada em entrevista coletiva no Santos Dumont nesta quinta-feira (28) na presença do ministro da Aviação Civil Moreira Franco, de representantes da Infraero e com a participação do secretario municipal de transportes do Rio, Carlos Roberto.

Osório. Segundo o ministro Moreira Franco, outras companhias aéreas devem se adequar às normas e treinar funcionários para usufruir desse sistema, que já começou a ser usado na Europa e nos Estados Unidos.

O objetivo é dinamizar a circulação dos voos da Gol e das outras companhias que passem a utilizar o sistema. De acordo com dados da Secretaria de Aviação Civil, o tempo gasto por um voo que parte do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Santos Dumont passará de 44 para 36 minutos. Outros trajetos que devem ter diminuição potencial de tempo de voo são: Brasília – Santos Dumont, com menos 8,5 minutos; Cumbica – Santos Dumont, com 7 minutos, e voos que partem de Campinas para o Rio, com 8 minutos e 30 segundos a menos.

A Secretaria de Aviação Civil espera diminuir significativamente as horas por ano que o aeroporto fica fechado para pousos e decolagens devido ao mau tempo. «Em 2012, o Santos Dumont ficou fechado cerca de 46 horas por causa da falta de visibilidade. A ideia é reduzir esse dado para 4 horas por ano», comentou Norman.

Em relação à diminuição do uso de combustível, o ministro da Aviação Civil acredita que isso pode desencorajar o aumento das tarifas das passagens aéreas. «Diminuir o uso de combustível vai ser bom para o meio ambiente, com a redução de emissão de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual