BRASIL EM PORTUGUES

Presidente de Viracopos projeta para 2015 duto da Replan até o aeroporto

O diretor-presidente da concessionária administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, Luiz Alberto Küster, projeta para 2015 o funcionamento de um duto de querosene entre a Refinaria de Paulínia (Replan), a maior do Brasil, e o terminal de Campinas (SP) para otimizar e baratear o abastecimento das aeronaves. Segundo ele, existem tubulações a 6 quilí´metros do sítio aeroportuário e é avaliada a possibilidade de fazer uma conexão a partir desse ponto.

«Não tem outra alternativa. Nós não podemos depois, com um aeroporto de 20, 30 milhões de passageiros, puxar combustível com caminhão. Estamos construindo aqui no nosso terminal, os dutos já estão totalmente lançados.», afirmou Küster. De acordo com o presidente de Viracopos, o plano é extinguir a circulação de caminhões dentro do novo pátio de aviões.

Expansão
Segundo Küster, o projeto de expansão do aeroporto prevê o abastecimento dos aviões por dutos. «Quer dizer, eu não vou trazer querosene de aviação, colocar no tanque e depois distribuir por tubulação dentro do pátio.», explicou. Não há previsão para o início da obra e nem estimativa de investimento e, de acordo com diretor-presidente, o assunto é tratado com a Replan e a Transpetro, ligada à Petobrás.

Por meio de nota, a Petrobrás informou que não possui projetos nem planos para construção de dutos na área do aeroporto de Viracopos, e que caberá às distribuidoras ou ao consórcio que explora o aeroporto avaliar a oportunidade do investimento.

Novo terminal
Atualmente, Viracopos passa por fase de ampliação. O novo terminal chegou a 80% de conclusão e 7,5 mil operários trabalham no canteiro de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual