BRASIL EM PORTUGUES

Aeroportos de Navegantes e Joinville têm recorde de movimentação em janeiro

O ano começou agitado para os aeroportos de Santa Catarina: Navegantes e Joinville registraram recorde na movimentação de passageiros em janeiro. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os dois terminais tiveram um crescimento de 10,2% e 42,77% em comparação com 2013, respectivamente.

Criciúma, no Sul do Estado, também registrou aumento expressivo na movimentação de passageiros. O número de pessoas que embarcaram e desembarcaram no terminal mais do que dobrou no período, passando de 3.316 em 2013 para 6.772 em janeiro deste ano.

Apesar do aumento nos demais aeroportos administrados pela Infraero em Santa Catarina, Florianópolis recebeu menos passageiros em janeiro deste ano na comparação com 2013. Conforme as estatísticas, a retração foi de 1,7%. A suspensão de voos regulares de algumas companhias aéreas comerciais é uma das causas que influenciaram o resultado.

TAM suspende voo entre Porto Alegre e Florianópolis

Em Navegantes, a explicação para a movimentação recorde é o crescimento constante do acesso dos brasileiros às viagens de avião e o desenvolvimento do turismo na região. Entre embarques e desembarques, passaram por Navegantes cerca de 127,9 mil passageiros. Até então, o maior movimento mensal havia sido registrado em julho de 2012, quando 121,3 mil passageiros passaram pelo terminal.

Hotelaria sentiu mudanças em Balneário Camboriú

O setor hoteleiro de Navegantes e Balneário Camboriú sentiu a mudança: Dirce Fistarol, vice-presidente do Sindisol, sindicato que representa a categoria no Litoral Norte, diz que na cidade que recebe o maior número de turistas na região a quantidade de pessoas que chegou por via aérea foi maior do que em anos anteriores.

Com o crescimento do turismo e dos negócios na região, a tendência é que a movimentação do terminal continue a crescer. O aeroporto de Navegantes está incluído no programa de investimentos na aviação regional do governo federal e tem projeto de expansão com uma nova pista na gaveta, aguardando que Infraero e município deem conta de desapropriar a área no entorno para dar início às obras.

Em Joinville, a expansão do número de voos se deve a novas linhas com destino a Porto Alegre e Guarulhos, que entraram em operação em setembro de 2013 e tiveram reflexos diretos no aumento de embarques e desembarques nos últimos meses do ano passado. O Instrument Landing System (ILS), aparelho que facilitará manobras de pouso em…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual