BRASIL EM PORTUGUES

Com junho estável, aviacao nacional encerra semestre em alta de 6,6%

O sucesso da organização da Copa do Mundo de futebol desde seu início e a ausência de transtornos nas cidades brasileiras animou os fãs. A substituição do fluxo usual de passageiros durante o mês de junho ocorreu em volume um pouco maior do que as expectativas preliminares do setor, contribuindo para um ligeiro aumento na demanda por transporte aéreo doméstico em relação ao mesmo mês de 2013. A variação positiva de 0,4% levou a uma demanda total de 7 bilhões de RPKs (passageiros-quilí´metros transportados) no período. Com isso, a demanda consolidada no primeiro semestre de 2014 fechou, por sua vez, em 44,7 bilhões de RPKs, um avanço de 6,6% sobre o ano anterior. Vale lembrar que os números de junho captam apenas parte do movimento relacionado ao evento esportivo, iniciado no dia 12.

No mês, a oferta permaneceu controlada pelas companhias AZUL, AVIANCA, GOL e TAM, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), totalizando 9 bilhões de ASKs (assentos-quilí´metros oferecidos), em retração de 1,5% sobre junho de 2013. No semestre, a oferta consolidada ficou estável em 56,4 bilhões de ASKs.

O fator de aproveitamento (ou Load Factor), calculado pela proporção entre oferta e demanda, fechou junho em 78,4%, com melhora de 1,5 ponto percentual. No semestre, o LF se situou em 79,25%, alta de 4,8 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2013.

As associadas ABEAR embarcaram 6,2 milhões de passageiros ao longo dos 30 dias de operações do mês de junho, numa leve retração de 0,7% em relação ao ano anterior (quando havia sido registrado um total também próximo de 6,2 milhões de pessoas). No semestre, o total de passageiros embarcados se expandiu 4,2% para 38,6 milhões de consumidores.

No mês, a TAM liderou o mercado doméstico com uma participação de 37,8% (parcela do total de RPKs), seguida pela GOL, com 35,4%, pela AZUL, com 17,7% e pela AVIANCA, com 9,1%. No semestre, a ordem das empresas permanece a mesma, com pequenas variações no share de cada uma: TAM "“ 38,3%; GOL "“ 36,4%; AZUL "“ 17%; AVIANCA "“ 8,3%.

Nesse momento, pela avaliação dos totais móveis (séries consolidadas de resultados de 12 meses, registradas mês a mês) dos últimos seis períodos, a aviação doméstica nacional evolui a uma taxa anualizada de 6,4% de crescimento para a demanda, com uma oferta que tende à estabilidade.

Internacional "“ GOL, com 14,2% de participação em junho, e TAM, com 85,8%, são as únicas companhias nacionais do aviacao operando voos de/para o exterior no momento. No mês, elas apresentaram uma oferta consolidada praticamente inalterada em relação a junho de 2013: 2,8 bilhões de ASKs. O evento esportivo certamente contribuiu para o aquecimento da demanda por viagens internacionais, que avançou expressivos 7,5%, para 2,1 bilhões de RPKs, resultando em um fator de aproveitamento de 81,5%, com alta de 5,6 pontos percentuais. Foram 383 mil passageiros embarcados pelas duas companhias no mês, em 7% de aumento.

Na comparação semestral o número de passageiros embarcados permaneceu praticamente inalterado em 2,3 milhões. A oferta foi reduzida em 5,9%, para uma demanda que avançou 2,2%. O fator de aproveitamento situou-se em 81%, com melhoria de 6,4 pontos percentuais…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual