INDUSTRIA AERONÁUTICA

Alta do dólar afeta brasiliense que procura importados e agência de turismo

A escalada do preço do dólar no Brasil preocupa o setor produtivo e os consumidores do Distrito Federal. Somente em março, a moeda americana subiu 15% em relação ao real. No acumulado do ano, o incremento ultrapassa os 30%. Segundo análise dos setores e de economistas, o impacto nas prateleiras terá mais força a partir do próximo mês, quando os estoques de importados comprados com o dólar mais barato começam a diminuir e acabar. "Ainda não notamos repasse ao consumidor porque, como o comércio vem com desempenho baixo, muita gente tem estoque", afirma Álvaro Silveira Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF).

Setores como o de bebidas, turismo e mercado de luxo devem ser os mais afetados pela alta da moeda americana, uma vez que os produtos e os serviços oferecidos estão diretamente atrelados ao dólar. Com a alta, as mercadorias desses segmentos encarecem e ficam menos competitivas, características ruins para tempos de crise e queda no consumo. "Nosso mercado está parado. Os preços dos pacotes de viagens internacionais sobem com a desvalorização do real. Tem ainda a insegurança do cliente em não poder imaginar qual será o câmbio e o valor das despesas no cartão quando voltar de viagem", alega Carlos Alberto Vieira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Distrito Federal (ABAV-DF).

De acordo com Carlos Alberto, algumas empresas de turismo trabalham com câmbio congelado para tentar diminuir o estoque. "Elas não estão conseguindo vender as viagens que estão bloqueadas. Isso é muito ruim. Nosso produto é volátil, se o voo e o hotel reservados não forem vendidos, temos prejuízo", explica. O que preocupa ainda mais o setor é que a queda nas viagens internacionais não repercutiu em aumento de demanda pelos destinos domésticos. "Viajar é o principal sonho de consumo dos brasileiros. Ao mesmo tempo, é o primeiro corte que as pessoas fazem no orçamento doméstico"…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual