BRASIL EM PORTUGUES

Consórcios com brasileiros entregam propostas finais pela TAP

Os dois consórcios que concorrem à privatização da TAP entregaram suas propostas finais para comprar 61% da endividada companhia aérea portuguesa, melhorando as condições oferecidas antes. O governo português quer tomar uma decisão rapidamente, mas não se compromete com um prazo, afirma o secretáario de Estado dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro.

Em maio, o governo escolheu dois consórcios para negociações diretas. O Gateway, liderado pelo presidente da Barraqueiro, Humberto Pedrosa, inclui a holding DGN de David Neeleman, dono da brasileira Azul. O outro consórcio, Sagef, é liderado pelo brasileiro-colombiano Germán Efromovich, da Avianca. Após serem convidadas para negociações diretas, as empresas tinham que apresentar propostas finais vinculativas, com melhores condições face às ofertas iniciais.

O governo português tem dito que pretende vender a TAP até o fim de junho.

"” É intenção do governo que o processo termine, com a decisão de privatizar ou não privatizar, o mais rapidamente possível "” , disse o secretáriodos Transportes. "” Mas, como acabamos de receber as propostas, não podemos ainda confirmar os "timing". Depende da complexidade dos documentos que foram recebidos. Estamos agora iniciando a análise.

O governo tem dito que a TAP, com uma dívida de € 1 bilhão e capitais próprios negativos superiores a € 500 milhões, tem urgentemente que se recapitalizar, mas o Estado não tem condições e até está impedido de fazê-lo por Bruxelas, a menos que reestruture a empresa, cortando empregos e rotas. A privatização tem sido marcada pela oposição de alguns sindicatos e de grupos civis, obrigando o governo português a invocar o interesse público da «urgência» em capitalizar a TAP para reverter a suspensão da venda que tinha sido anteriormente declarada por um tribunal.

A Parpública, instrumento para a gestão de participações em empresas em processo de privatização, disse, em comunicado, que irá proceder à elaboração de um relatório de apreciação das duas propostas agora recebidas, a fim de submetê-lo ao governo. A análise tem um prazo de cinco dias, sendo que a TAP também terá de se pronunciar sobre o projeto estratégico…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual