AEROLÍNEAS

Um ano após a Copa, Aeroporto de Confins ainda está em obras

Um dos empreendimentos mais beneficiados pela Copa do Mundo de 2014, o Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ainda está em obras mesmo um ano após o fim da competição. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as intervenções no local começaram em setembro de 2011.

Por causa da reforma incompleta, no ano passado, o terminal operou acima de sua capacidade. De acordo com informações da BH Airport, agora responsável pela administração, 10,92 milhões de passageiros passaram por Confins em 2014, enquanto o local está preparado para atender 10 milhões de viajantes por ano.

A Infraero discorda deste dado e afirma que a capacidade do aeroporto chega a mais 17 milhões de passageiros por ano. O órgão argumenta que 10,2 milhões de pessoas são atendidas pelo terminal 1, outras 1,5 milhão, pelas melhorias feitas neste terminal, e o restante, pelo terminal 3. Entretanto, a reforma do terminal 1 ainda não foi concluída e o terminal 3 não começou a operar.

Sobre as obras, a Infraero informa que foram feitas e entregues a ampliação e reforma do saguão de embarque, a substituição das nove pontes de embarque, a instalação de cinco elevadores e sete escadas rolantes, e três novos acessos de embarque.

As salas de embarque foram aumentadas, assim como o estacionamento, ampliado. A sala de desembarque doméstico foi reformada, com a substituição de cinco esteiras. Um novo terraço panorâmico, um acesso viário e uma cobertura da antiga via de acesso foram erguidos.

Segundo o órgão, o terminal de passageiros 3 foi concluído em novembro de 2014, mas não está operando. Com relação à reforma e à ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios, a Infraero informou que as obras foram iniciadas em fevereiro de 2013 e a ampliação dos pátios foi entregue em maio de 2014. O valor total do investimento era de R$ 226,4 milhões (pistas e pátio) e o planejamento inicial previa conclusão de todas as intervenções em agosto de 2014…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual