BRASIL EM PORTUGUES

Greve de pilotos faz Lufthansa cancelar voos: dois deles incluem o Rio

A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou quase metade dos voos de longa distância programados para esta terça-feira depois que o sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) convocou uma greve até quarta-feira como parte de uma longa disputa que trava com a empresa por causa de benefícios previdenciários e corte de custos. Ao menos dois voos ligando Brasil e Alemanha estão na lista.

O voo LH500, que sairia de Frankfurt no dia 8 e chegaria ao Rio de Janeiro às 6h20 de quarta-feira foi cancelado, assim como o LH501, que deixaria o Aeroporto Internacional Tom Jobim no dia 9, às 22h35, chegando às 15h de quinta-feira em Frankfurt.

A empresa recomenda que todos os clientes verifiquem em seu site a situação dos voos antes de ir para o aeroporto. Segundo a página da Lufthansa na internet, passageiros de voos cancelados poderão remarcar a viagem sem qualquer custo.

O sindicato anunciou a greve nesta segunda-feira. A paralisação será a 13ª em 18 meses e afetará não apenas os passageiros de voos de longa distância, mas também o transporte de cargas programado para amanhã. Mas a companhia afirmou que vai operar 90 de cerca de 170 voos de longa distância planejados para terça-feira, assim como todos as viagens cargueiras graças ao trabalho de pilotos voluntários. Para quarta-feira, há 1.520 voos planejados, dos quais 1.350 são de curta distância. Uma lista completa das operações canceladas será publicada na manhã de terça-feira, segundo a companhia.

A Lufthansa está tentando reduzir custos enquanto briga para manter sua fatia de mercado frente a rivais de baixo custo como a irlandesa Ryanair.

As relações entre o sindicato, que representa cerca de 5 mil pilotos da Lufthansa e da Germanwings, e a direção da empresa foi rompida na semana passada. Os sindicalistas ofereceram concessões, como a elevação da idade média de aposentadoria para 60 anos e a busca de maneiras para reduzir os custos para um nível comparado ao da easyJet…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual