BRASIL EM PORTUGUES

Rock in Rio e feriado puxam alta de 23% das passagens aéreas

Os preços das passagens áreas subiram 23,13% em setembro, após apresentarem forte queda de 24,9% em agosto, puxados principalmente pela demanda criada pelo Rock in Rio e pelo feriado de Independência.

Além do evento no Rio de Janeiro e do feriado, o aumento do câmbio influencia os preços das passagens áreas, assim como os da querosene de aviação, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do IBGE.

«Sem o aumento da demanda, as companhia aéreas dificilmente conseguiriam ofertar tarifas mais caras. Então, não é só câmbio e combustíveis», disse Eulina durante a divulgação do IPCA de setembro, que foi de 0,54%.

Segundo dados da Prefeitura do Rio, 46% dos ingressos do Rock in Rio foram vendidos para turistas, a maioria do Estado de São Paulo. O público estimado do evento foi de 85 mil pessoas, fora as 17 mil pessoas que trabalharam no festival.O aumento do preço das passagens em setembro não foi suficiente para mudar o quadro acumulado em 12 meses, período em que as tarifas ainda registram deflação (queda de preços) de 10,82%.

No fim de setembro, as companhias aéreas pediram ajuda ao governo federal para reduzir custos e enfrentar os pesados prejuízos provocados pela redução da demanda por passagens e o aumento do dólar…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual