BRASIL EM PORTUGUES

Aviação: Pesquisa revela 252 cidades com potencial para novos voos no Brasil

Os 65 aeroportos atendidos pela aviação regular acolheram os passageiros de 3.590 municípios, considerados como origem e destino de cerca de 200 milhões de viagens realizadas em 2014. Minas Gerais contribuiu com cinco aeroportos. Os passageiros que transitaram pelos aeroportos de Belo Horizonte, Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros participaram da pesquisa, que foi realizada em quatro momentos, para discriminar a sazonalidade.

As entrevistas que ocorreram entre janeiro e fevereiro visavam a movimentação no período de férias. As que ocorreram entre março e abril tinham por objetivo conhecer as movimentações relativas às viagens a negócio. E as entre maio e agosto foram consideradas como de um mês típico.

De acordo com o estudo, 252 municípios operariam novas rotas com 50% de ocupação das aeronaves; 172 cidades implantariam novos trechos aéreos com cerca de 70% dos assentos ocupados e 144 destinos receberiam rotas com aproximadamente 85% de lotação nos aviões.

A nível nacional, para os usuários consultados, a seleção do aeroporto de embarque está concentrada devido às seguintes causas: companhia aérea preferida opera naquele aeroporto (0,8%); é a única opção (45,4%); é o aeroporto com melhor opção de data/horário (1,8%); é o aeroporto com voo direto para o destino (11,1%); é o aeroporto que oferece melhor preço de passagem (3,6%); é o aeroporto mais próximo da origem (26,0%); e é o aeroporto de acesso mais barato (1,8%).

Ainda a nível nacional, para os consultados, a seleção do aeroporto de desembarque está concentrada pelas seguintes causas: é o aeroporto com voo direto para o destino (10,8%); é a única opção (38,2%); é o aeroporto mais próximo do destino final (38,0%); o acesso ao aeroporto é o mais barato (1,7%); é o aeroporto com melhor opção de data/horário (1,2%); companhia aérea preferida opera naquele aeroporto (0,7%); e é o aeroporto que oferece melhor preço de passagem (1,8%).

Vê-se que tanto na seleção do aeroporto de embarque como na do desembarque o item "é a única opção" detém maiores percentuais. Esta é a pista para o desenvolvimento de projetos realistas para a aviação regional.

A pesquisa levantou 144 municípios com mercado potencial para gerar um movimento anual de passageiros superior a 65 mil por ano, sendo que em Minas Gerais 13 municípios apresentam esse potencial. Levantou, também, aqueles municípios capazes de gerar uma demanda de até dois movimentos diários de uma aeronave com 144 assentos, com um índice de ocupação de 85%, 70% e 50%, todos os dias…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual