BRASIL EM PORTUGUES

Mercado de aviacao doméstica encolhe 6% em octubro

A recessão econômica brasileira, que vem impactando o setor aéreo desde meados de 2014, acertou em cheio a aviação doméstica em outubro. Segundo balanço da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o mercado de voos nacionais recuou 5,7% no mês passado comparado ao resultado registrado no ano anterior. Como explica a ABEAR, todos os indicadores da operação nacional "“ oferta, demanda, fator de aproveitamento e volume de passageiros "“ tiveram variações negativas.

Com a queda do setor, o total de passageiros transportados em outubro caiu 2,4% comparado ao mesmo mês em 2014, informou a ABEAR, somando 8,1 milhões de ocupantes. "Enquanto foi possível estimular a demanda oferecendo tarifas vantajosas, mesmo com custos em alta, isso foi feito. Agora, apesar das tarifas achatadas, o crescimento já não ocorre", afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. Segundo o dirigente, o cenário negativo no mercado brasileiro está durando mais que o imaginado.

"A redução da atividade econômica, a queda do poder de consumo e o avanço do desemprego têm sido consistentes e impedem a recomposição dos preços mantendo o tamanho do mercado", detalha. "O setor está lidando com a realidade usando as alternativas ao seu alcance. As empresas estão concluindo estratégias que estavam em curso em relação às frotas. Feito isso, a tendência é de encolhimento, como já tem sido indicado pelos anúncios de redução de oferta, corte de frequências e até supressão de destino", afirma. "Sem atitudes que corrijam as distorções dos custos de operação no Brasil, essa tendência não deve se alterar", conclui…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual