BRASIL EM PORTUGUES

Para Presidente da Abear, melhora de cenário do setor aéreo só virá em 2 anos

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, afirmou na manhã desta quinta-feira, 26, que a entidade não vê um cenário de melhora para o mercado aéreo em menos de 24 meses, e que a expectativa para o período de fim de ano é a mais conservadora possível.

Em outubro de 2015, a demanda doméstica por viagens aéreas recuou 5,74% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da Abear, que reúne os dados das principais companhias aéreas brasileiras (TAM, Gol, Azul e Avianca). A oferta, por sua vez, apresentou retração de 3,87% no mês passado em relação ao mesmo período de 2014. Com isso, a taxa de ocupação teve queda de 1,57 ponto porcentual (p.p.), para 79,3%.

«Os números desse mês mostram que nós éramos um dos últimos setores que ainda resistiam à onda da crise, mas agora acabamos engolfados», disse o presidente da Abear. Segundo Sanovicz, os resultados registrados em outubro de 2015 ante o mesmo mês de 2014 representam a maior queda já registrada, tanto na oferta quanto na demanda doméstica, desde o início da série histórica da entidade, que teve início em setembro de 2012.

«O resultado atual é ruim, e ano que vem irá piorar», disse Sanovicz. «Não vemos um cenário de melhora em menos de 24 meses. Os números serão piores em 2016 e continuarão ruins em 2017, com certeza», afirmou o executivo, destacando que a previsão oficial do governo de queda de 1,9% no PIB do Brasil em 2016 leva a crer que a recuperação no setor aéreo ainda irá demorar para ser atingida. «A capacidade será cortada mais agressivamente daqui para frente»…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual