BRASIL EM PORTUGUES

Crise na aviação força pilotos a buscar alternativas

O gaúcho Cássio Ávila, de 39 anos, tem licença de piloto comercial, foi instrutor de voos no aeroclube do Rio Grande do Sul e acumula mais de 1,2 mil horas de voo, uma experiência que o habilitaria a uma vaga de copiloto nas grandes empresas aéreas brasileiras. Mas só não está na lista de desempregados porque trabalha por conta própria, fazendo sites para empresas. Deixou pela metade a faculdade de Economia para investir no sonho de ser aviador – e chegou a gastar em torno de R$ 3 mil por mês para pagar pelo treinamento. "A promessa de emprego era ótima. Falavam que ia faltar piloto no Brasil. Mas não tem vaga."

Ávila está no grupo de pilotos recém-formados, que precisam de uma primeira oportunidade para entrar na aviação. Muitos começam na aviação executiva e depois viram copilotos de linhas aéreas – e dentro da empresa crescem até chegar a comandante. "Até na aviação executiva está difícil. Os donos de aviões particulares pararam de voar para economizar", diz.

Outro caminho é trabalhar como instrutor de aeroclube, uma função com remuneração "simbólica", mas que é interessante para acumular horas de voo e tentar ingressar diretamente em uma companhia aérea. "Achava que o problema era comigo, mas dos 12 que terminaram o curso comigo, só um trabalha na aviação", diz Ávila.

A estudante Laura Falkowski, de 20 anos, espera, neste momento, por uma vaga de instrutora de voo. Ao estudar aerodinâmica na faculdade de Física, se apaixonou por aviação. Mudou a graduação, para Letras-Inglês, e passou a dedicar mais tempo ao curso de formação de pilotos. Do primeiro voo ao simulador de jatos foram dois anos de dedicação e um investimento em torno de R$ 100 mil. "Por causa da crise, vários instrutores estão sem emprego e o aeroclube não pode absorver todo mundo. Estou na fila", disse. Para ficar próxima da aviação, Laura trabalha voluntariamente na área de manutenção do aeroclube do Rio Grande do Sul…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual