BRASIL EM PORTUGUES

Aviacao doméstica recua a níveis de 2012

A crise na economia brasileira está afetando severamente o mercado de transporte aéreo no país. Segundo balanço da Associação Brasileira das Companhias Aéreas (ABEAR), a demanda por viagens domésticas em abril recuou 12,2% comparado ao mesmo mês do ano passado. Esse já o nono mês de baixas consecutivas no setor.

O resultado do mês passado foi o pior desempenho de demanda doméstica desde fevereiro de 2013 e o pior resultado do indicador para um mês de abril desde 2012. Com isso, a oferta, calculada em "assentos por quilí´metro", vem sendo reduzida a cada nova baixa mensal.

Em abril, a oferta encolheu 10,3% em relação a março. Desta forma, o aproveitamento das operações caiu 1,7%. De acordo com a ABEAR, as quatro principais companhias aéreas (que respondem por 99% do mercado) do Brasil alcançaram uma taxa de ocupação média de 79,3%: ou seja, os aviões estão voando com mais de 20% dos assentos vazios.

Foram registradas 6,8 milhões de viagens domésticas em abril, resultado 12% inferior ao mesmo mês de 2015. Novamente, esse é o pior resultado no setor desde fevereiro de 2013 e o mais fraco em volume de passageiros para um mês de abril desde 2012.

Um dos principais efeitos da desaceleração da aviação no Brasil são os cortes nas malhas aéreas. "As companhias estão revisando permanentemente seus planos para manterem as operações sustentáveis economicamente. Até o final deste ano, o corte na malha deve ser superior a 10%", afirmou Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual