BRASIL EM PORTUGUES

Governo vai reforçar a segurança dos aeroportos durante Olimpíada

«O governo está alerta, preparado e acompanhando de perto a segurança dos megaeventos esportivos», anunciou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, nesta quarta-feira (29). A afirmação foi feita um dia após o atentando que matou mais de 40 pessoas no aeroporto de Istambul, na Turquia.

"Apesar de todo o esforço e preparação, eventos como o de ontem [o atentado de Istambul] geram um alerta. O ministério está se reunindo para reforçar um olhar especial para essas áreas. As forças já estão preparadas. Temos medidas que serão adotadas e não podem ser divulgadas por questões de segurança. Estamos acompanhando e preparados para prevenir e atuar», ressaltou.

Também nesta quarta-feira, foi lançado o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para os Jogos Olí­mpicos e Paralí­mpicos Rio 2016. O documento reúne um grande acordo operacional com ações de alinhamento e cooperação entre os órgãos que compõem o Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

O manual prevê várias medidas de segurança para os aeroportos, como ações para orientar a atuação das forças de segurança nas áreas de circulação do aeroporto e no seu perímetro externo imediato.

Isso para minimizar riscos relacionados a ações terroristas ou de sabotagem, ações violentas praticadas durante manifestações sociais, criminalidade, violência urbana e comprometimento do sistema de mobilidade.

"O Brasil tem aviação segura, com padrões de segurança reconhecidos internacionalmente", afirmou Quintella, acrescentando que "o governo está atento à maior freqüência de atentados terroristas nos últimos meses, embora o Brasil tenha experiência em prover segurança aeroportuária em eventos internacionais, como demonstra o sucesso da Copa do Mundo em 2014, da Copa das Confederações, da Rio + 20 e da Jornada Mundial da Juventude»…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual