BRASIL EM PORTUGUES

Como agir quando a bagagem é extraviada no aeroporto?

A bagagem é considerada extraviada quando não é entregue ao passageiro no ponto de destino. Quando essa situação ocorre causa inúmeros transtornos, deixando as pessoas extremamente estressadas, angustiadas e sem saber como agir. Portanto, é de suma importância estar ciente do que pode ser feito em casos de extravio de bagagem a fim de minimizar os problemas decorrentes deste infortúnio.

Ainda no aeroporto, assim que o consumidor verificar que a sua bagagem não apareceu, o mesmo deve se dirigir imediatamente até o balcão da companhia aérea com o comprovante de despacho da bagagem e comunicar a ocorrência do extravio através do RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), relatando com a maior clareza possível os pertences daquela bagagem não localizada.

Caso nenhum funcionário da companhia aérea seja localizado no aeroporto ou caso se recusem a preencher o RIB, o consumidor deve reportar o ocorrido à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no próprio aeroporto onde o fato ocorreu ou através da central de atendimento pelo número 163, que funciona vinte e quatro horas por dia. É necessário também utilizar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da companhia aérea para relatar e documentar o ocorrido por escrito em até quinze dias após a data do desembarque.

Mesmo após conseguir preencher o RIB junto à companhia aérea, recomenda-se que o consumidor informe à ANAC do ocorrido, anote o nome dos funcionários que o atenderem tanto na companhia aérea quanto na ANAC, faça uma lista de outros passageiros que também tenham sido lesados e de pessoas que testemunharam o ocorrido, guarde os comprovantes de despesas que tenha havido devido ao extravio de sua bagagem e que guarde cópia da passagem ou do bilhete eletrônico, bem como do cartão de embarque e do comprovante de entrega de passagem. Cuidados como esse podem fazer toda a diferença em caso da necessidade de ajuizamento de uma demanda judicial…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual