BRASIL EM PORTUGUES

Dez aeroportos serão privatizados em 2017; veja quais

Meses após a Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciar o leilão dos aeroportos de Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador, a lista de terminais a serem concessionados ganhou mais dez integrantes: Belém, Cuiabá, Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Goiânia, Maceió, Manaus, Recife, São Luís e Vitória. Agora, são 14 no total.

Com a atualização do pacote de Michel Temer e seus aliados, a intenção do governo é deixar a operação de aeroportos de médio porte com a Infraero. Os terminais de grande porte serão entregues à iniciativa privada e os pequenos seriam repassados às respectivas prefeituras que, por sua vez, podem leiloar ao setor privado.

Os dez novos aeroportos serão privatizados possivelmente a partir do segundo semestre de 2017. Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador receberão investimentos de R$ 6,5 bilhões. Os editais desses quatro terminais serão publicados até o fim deste ano e os leilões devem acontecer até o fim do primeiro trimestre de 2017.

Além da privatização de parte do setor aéreo, dois portos serão entregues a concessões. São eles os de Santarém (PA) e o Terminal Trigo (RJ). São prospectados investimentos de R$ 92,6 milhões no total.

Entre as melhorias destinadas aos aeroportos, estão incluídas a ampliação da pista de pouso e decolagem, do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves, construção de novos estacionamentos para veículos, entre outras benfeitorias.

Segundo estimativas da SAC, os quatro terminais, sendo dois no Nordeste e dois no Sul, poderão transportar, juntos, cerca de 100 milhões de passageiros ao ano até 2046 "“ com exceção de Porto Alegre, cuja concessão será válida por 25 anos, enquanto os demais terão 30 anos. Em 2015, eles movimentaram pouco mais de 27 milhões de pessoas…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual