BRASIL EM PORTUGUES

FOHB: Hotelaria do Brasil vai fechar com queda em 2016 mesmo com Olimpíadas

O desempenho da hotelaria no Brasil não alcançou as expectativas do setor em 2016. Mesmo recebendo mega eventos como os Jogos Olí­mpicos e Paraolí­mpicos, os números ficaram abaixo da média de 2015. Estas informações fazem parte da quarta pesquisa anual "Perspectivas de Desempenho da Hotelaria" realizada pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, junto aos associados.

A amostra é composta por 14 redes hoteleiras distribuídas por 11 estados e no Distrito Federal. A pesquisa identificou as expectativas de variação de três indicadores "“ Taxa de Ocupação, Diária Média e Revpar "“ em algumas das principais cidades do país. As projeções anuais e semestrais levam em conta as perspectivas de fechamento de 2016 em comparação ao ano anterior e as expectativas para 2017 e 2018.

De acordo com o FOHB, as previsões para o fechamento de 2016, em comparação ao ano anterior, apontam para uma estimativa de queda de (-2,7%) na Taxa de Ocupação e de (-0,7%) no RevPAR. O único indicador positivo é a Diária Média, que deve ficar com um aumento de (0,4%). As expectativas para o fechamento de 2016 são de quedas menos acentuadas no comparativo 2016-2015 levando em consideração as quedas de 2015-2014 (ano em que houve a realização da Copa do Mundo).

Ainda segundo a pesquisa, a expectativa dos associados do FOHB para 2017 é que ocorra uma estabilização dos números do setor, com a retomada lenta a partir do segundo semestre de 2017. O estudo prevê projeções de crescimento na Taxa de Ocupação, Diária Média e RevPAR em todas as cidades analisadas no estudo, exceto no Rio de Janeiro, por conta dos números mais elevados obtidos durante os Jogos Olí­mpicos em 2016.

«Até o final do ano que vem, deve ocorrer aumento de (2%) da Taxa de Ocupação, acompanhado pelo crescimento de (2,0%) na Diária Média e de (2,8%) no RevPAR, em comparação aos índices de 2016», diz o estudo.

As perspectivas para 2018 também são otimistas…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual