BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto de Jericoacoara deve começar a operar em abril, diz DER

Após anúncio da companhia aérea Azul de lançar voos do Recife para Jericoacoara, o Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER) confirmou que a expectativa é de que o aeroporto, localizado em Cruz, inicie operação comercial em abril.

O assessor de infraertrutura aeroportuária do DER, coronel Paulo Edson Ferreira, disse que estão sendo elaborados os 12 planos para certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que seja autorizado o início da operação de linhas comerciais.

A confecção dos planos começou «há mais de 30 dias» e deve ser concluída até março. «As pendências estão sendo trabalhadas. A estimativa é de ter voos comerciais em abril, trabalhamos pra isso. E não só a Azul, mas qualquer companhia», projeta o assessor do DER.

Sobre as certificações, o coronel explica que todas estão em curso. «É basicamente com relação à confecção de manuais de operação do aeroporto, sobre perigo aviário, combate a incêndio. São manuais de procedimento para o aeroporto operar linhas comerciais», explica.

«Paralelamente, há a certificação da parte de voos por instrumento, para poder operar voos sob qualquer condição de tempo e de visibilidade, acrescenta o assessor.

Conforme o assessor, também está em curso a licitação para aquisição e homologação de equipamentos de segurança de voo. «Se chama Estação de Telecomunicações de Tráfego Aéreo (ETTA), vem com parte de meteorologia, comunicação por rádio. Está dentro dos milhões que o DER assinou com a Aviação Civil».

«Temos uma reunião de alinhamento nas próximas semanas. Paralelamente à confecção dos documentos, estamos em contato com Anac. Tudo já está sendo discutido»…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual