BRASIL EM PORTUGUES

Intenção de viajar do brasileiro cresce 22,7%; são esperadas 4,8 milhões de viagens

Os números são resultados da primeira edição do ano da pesquisa Sondagem do Consumidor "“ Intenção de Viagem, realizada em janeiro, em sete capitais, pelo Ministério do Turismo e Fundação Getulio Vargas, e abrange os meses de fevereiro a julho.

Nesse período, haverá três feriados prolongados: Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio) e Corpus Christi (15 de junho), além do carnaval e das férias escolares. São esperadas 4,8 milhões de viagens, que devem gerar movimentação econômica de R$ 9,7 bilhões.

"As pesquisas reforçam nosso discurso da capacidade de o turismo fazer frente aos desafios da economia. O brasileiro mostrou que vai dar um jeito para viajar e, nesse levantamento, constatamos que essa disposição independe da faixa de renda", comenta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Cerca de 80% dos potenciais viajantes pretendem visitar destinos nacionais. Entre as pessoas com renda de até R$ 2 mil, por exemplo, 60% dizem que pretendem sair do seu estado de residência, e a maioria delas sonha em visitar o Nordeste.

Boa parte desse contingente vai viajar de ônibus, o meio de transporte que apresentou o maior aumento percentual de escolhas, de 11,9% para 18,7%, embora seja o terceiro mais demandado. A opção pelo avião manteve-se no mesmo patamar de janeiro de 2016, com 50,8%, e pelo automóvel caiu de 31,7% para 27,1%.

Na escolha por hospedagem, os hotéis e pousadas lideram com 45,3% das indicações, embora o percentual seja menor do que o apurado em 2016, 50,1%. Ao mesmo tempo, houve crescimento na intenção de ficar em casa de parentes e amigos durante a viagem, percentual que subiu de 36,3%, em 2016, para 40,5% em janeiro deste ano…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual