AEROLÍNEAS

Retração da aviação doméstica se acentua em fevereiro

Essa é 19º redução consecutiva. Além disso, em base anual a baixa acontece sobre o resultado negativo de 3,1% de fevereiro de 2016 em relação a fevereiro de 2015. Com isso, em termos absolutos, a demanda de fevereiro de 2017 foi a menor para o mês desde 2013. Para qualquer mês, é o menor número desde abril do ano passado.

Do lado da oferta, a contração em fevereiro desse ano chega a 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. O indicador tem baixas repetidas há 18 meses. Em valores absolutos, chega ao menor nível para o mês de fevereiro desde 2011. Para qualquer mês, é o menor número desde abril do ano passado.

O fator de aproveitamento foi novamente aprimorado, avançando 0,79 ponto percentual (79,23% de ocupação dos voos). Foram realizadas pouco mais de 6,6 milhões de viagens no mês, volume 4,8% inferior ao do mesmo período de 2016. Esse é o menor total de passageiros transportados em fevereiro desde 2013. Observando qualquer mês, a aviação brasileira também não transportava tão poucos passageiros desde o mesmo fevereiro de 2013.

Todas as estatísticas são referentes às operações das empresas Avianca, Azul, Gol e Latam, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que respondem juntas por mais de 99% do mercado doméstico…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual