AEROLÍNEAS

Aéreas não têm data para iniciar cobrança de bagagem

Após decisão que liberou a cobrança extra no despacho de bagagem, ainda não há definição das companhias aéreas de quando as novas regras serão colocadas em prática. Na sexta, o juiz Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara Federal, no Ceará, derrubou a liminar que suspendia a cobrança, autorizando as companhias aéreas a vender passagens com a cobrança extra pela pela bagagem.

As companhias informaram que ainda estão avaliando a situação e que não há definição de quando a medida será posta em prática. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão que regulamenta o setor, informou que para passagens compradas anteriormente valem as regras do contrato, especialmente a de franquia de bagagem, mesmo que o voo ocorra após essa data.

A assessoria de imprensa da Gol disse à Agência Brasil que, por enquanto, "nada muda". A empresa informou que vai "reavaliar internamente" a situação. "Assim que houver uma decisão comunicará os seus clientes. As regras de despacho de bagagem por enquanto continuam as mesmas.» Lembrando que, na primeira vez que foi anunciada a medida, a Gol foi uma das primeiras a se posicionar apontando que cobraria mais barato dos passageiros que não despachassem.

A assessoria da Latam informou que a companhia "segue a legislação do setor" e que não há ainda informação de quando colocará em prática a cobrança pelo despacho extra. Em março, a Latam apontou que no início não cobraria bagagem, mas que no futuro tinha intenção de tarifar em R$ 50 por peça de até 23 quilos.

A Avianca informou à Agência Brasil que a companhia segue a mesma decisão desde quando a nova regra passaria a vigorar, em 14 de março: de não cobrar por despacho de bagagens. A empresa disse que vai "estudar essa questão mais profundamente durante os próximos meses, a fim de criar produtos tarifários customizados para melhor atender às necessidades dos diferentes perfis de clientes»…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual