AEROLÍNEAS

Veja comunicado da Abav Nacional sobre cobrança de bagagens

ssociação Brasileira de Agência de Viagens (Abav Nacional) dá continuidade ao tema envolvendo as "˜nova"™ cobranças de bagagens informadas pelas companhias aéreas nacionais, autorizadas pela Resolução n.º 400 da Anac, em vigor.
Veja comunicado da Abav Nacional sobre cobrança de bagagens

«Estamos acompanhando o desenrolar do tema, pois neste momento as companhias aéreas que assim pretenderem, "˜podem"™ (pois a resolução não as obriga) cobrar pelo despacho de bagagens dos passageiros. Entretanto, as discussões judiciais e a tentativa de revogação de tais artigos diretamente no Senado e na Câmara dos Deputados, continuam, e podem mudar a qualquer momento.
Considerado o cenário vigente e atual, ratificamos o comunicado anterior da Abav com o alerta para que as agências de turismo deixem evidenciado e expresso, ainda quando da oferta e das emissões nos respectivos documentos impressos e ou digitais ao cliente, se a passagem aérea possui ou não franquia de bagagens.
Neste momento, consolidamos o que as companhias aéreas nacionais informam sobre sua polí­tica padrão de cobrança de bagagens, não considerando aí possíveis exceções relacionadas a diferentes perfis de cliente e/ou programas de fidelidade, razão pela qual orientamos nossos associados a em caso de dúvida consultarem diretamente cada companhia aérea, abaixo listadas com o direcionamento para os respectivos portais.
Avianca
A aérea afirma que não terá tarifação extra até o final da temporada. Para o segundo semestre pode implantar polí­ticas diferenciadas para quem viaja com e sem bagagem.
Azul
Novas tarifas entram em vigor a partir de 1º de junho, classificadas nas categorias Mais Azul e Azul. A categoria Mais Azul mantém a prática tarifária atual, incluindo franquia de 23kg de bagagem e sempre estará disponível para compra. Já na Azul o cliente pagará mais barato pela passagem e poderá optar pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Nessa modalidade, se o cliente mudar de ideia, poderá incluir os 23kg de bagagem, a qualquer momento, por R$ 30. Caso o cliente ultrapasse essa cota de 23kg, será mantida a atual cobrança por quilo excedente.
Gol
A partir de 20 de junho terá diferentes regras e tarifas para o despacho de bagagem. A novidade é a tarifa light, mais econômica, para passageiros que não despacharem bagagem.

Latam
Em 18 de maio colocou em prática a nova polí­tica, com taxas fixas para cada tipo de excesso (peça excedente, peso excedente e tamanho excedente). Os valores variam, ainda, conforme a viagem (doméstica, regional ou internacional).»

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual