BRASIL EM PORTUGUES

Quatro aeroportos de Mato Grosso vão ser privatizados

Está previsto para a próxima quarta-feira (23) o anúncio oficial da concessão de 4 aeroportos em Mato Grosso. Os terminais dos municípios de Alta Floresta, Sinop e Barra do Garças, assim como o de Várzea Grande, poderão ter a administração repassada à iniciativa privada. Maior terminal aeroportuário de Mato Grosso e um dos 15 maiores do país, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande é administrado pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e está em reestruturação há quase 5 anos, num processo de ampliação de 9,354 mil metros quadrados para 14,5 mil metros quadrados. A obra custa ao governo do Estado a quantia de R$ 84 milhões.

Os outros 3 terminais elencados são administrados pelas prefeituras municipais em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra). A intenção do governo federal, em atendimento a um pleito do próprio governo de Mato Grosso, é repassar os referidos terminais à iniciativa privada em 2018. Neste momento, cogita-se leiloar 12 terminais localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O objetivo do governo federal é melhorar o caixa e arrecadar cerca de R$ 6 bilhões com as concessões. Nos planos do governo do Estado, 4 aeroportos regionais localizados em Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis poderiam ser incluídos no leilão e melhorados com os recursos da outorga do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, que também deve ser repassado à iniciativa privada.

Na semana passada, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, manifestou a intenção de leiloar 19 terminais, sendo que nessa quinta-feira (17) falou na possibilidade de envolver 13 aeroportos, divididos em 3 blocos. A decisão oficial deve ser anunciada após a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), na próxima semana.

Por meio de nota oficial, o Ministério dos Transportes destacou que a definição do formato de concessão não está fechada. "No final de agosto, o Ministério vai encaminhar estudos técnicos para serem avaliados pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), responsável pela polí­tica de concessões do governo federal"…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual