AEROLÍNEAS

Abear: preço das passagens diminui após novas regras de bagagem

Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com dados preliminares colhidos entre junho e o início de setembro, mostra que a tarifa média teve queda entre 7% e 30%, entre companhias aéreas que adotaram a desregulamentação da franquia da bagagem.

A parcela dos passageiros que viajam sem bagagem varia de 60% (Azul), 63% (Latam) a 65% (Gol). Eles optam por classes tarifárias até 30% mais baratas do que as que dão direito a um volume de até 23 kg.

No caso da Gol houve aumento de 50% no volume de viajantes que não despacham bagagem, em relação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a 1 milhão de bilhetes já vendidos com a nova tarifa. A Latam calcula que mais de 900 mil passageiros já voaram com tarifas mais baixas. A Avianca, porsua vez, ainda não implementou as novas regras de bagagem.

"Na medida em que de fato os preços caem, abrimos espaço para ampliar a concorrência e a disputa, além de incluir mais passageiros e permitir, inclusive, a retomada de voos cujos custos ficaram inviáveis pela queda de passageiros que tivemos no ano passado", afirma o presidente da Abear, EduardoSanovicz. "Quando houve a desregulamentação dos preços das passagens aéreas, em 2002, tínhamos 30 milhões de passageiros. Saltamos para 100 milhões em 2015. Nesse período, a tarifa caiu cerca de 50%, mas no ano passado 8 milhões de brasileiros deixaram de viajar de avião por conta da crise", acrescenta ele.

Sanovicz lembra, ainda, que o Projeto de Resolução do Senado (PRS 55/2015), que limita o teto de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) em 12%, que vai gerar novos voos e desenvolvimento econômico em todo o país, segue em tramitação no Senado.
Tarifa média mais baixa da história

O Relatório de Tarifas Aéreas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado na terça-feira, mostra tarifa aérea média doméstica real (corrigida pela inflação) de R$ 323,62, a mais baixa da série histórica do órgão regulador…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual