BRASIL EM PORTUGUES

Novo avião supersônico poderia fazer rota Brasil-EUA em 4h

Imagine só voar do Brasil para os Estados Unidos em quatro horas e meia, ou para Londres em menos de seis horas. Se tal ideia parece ser distante, tem quem deposite total confiança para tornar realidade o quanto antes.

Essa é a promessa da Spike Aerospace, uma empresa que começou a desenvolver o avião supersônico SX-1.2, e realizou na última semana o primeiro voo teste. O modelo, um protótipo não tripulado a escala, irá ajudar a validar o S-512 Supersonic Jet.

Esses testes iniciais têm o intuito de analisar a estabilidade e o controle da aeronave executiva em velocidade baixa do voo, como a decolagem e o pouso. Para se ter uma ideia, a velocidade máxima do jato atingirá 1.770 quilí´metros por hora, enquanto os aviões comerciais de grande porte, como Airbus 350 ou Boeing 787 Dreamliner, têm um alcance médio de 980 quilí´metros por hora.

"Nós fizemos muitas análises usando ferramentas e simulações de dinâmica de fluídos computacionais, mas até que você tenha uma aeronave no ar, você realmente não tem provas de como ela irá lidar", explicou o presidente e diretor executivo da Spike Aerospace, Vik Kachoria…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual