BRASIL EM PORTUGUES

E190-E2, da Embraer, é certificado pela ANAC, FAA e EASA

Aeronave apresenta novos motores com elevada taxa de derivação e asas e trem de pouso completamente novos

Em cerimônia realizada hoje, dia 28 de fevereiro, nas instalações da companhia em São José dos Campos (SP), a Embraer recebeu a Certificado de Tipo para o E190-E2, o primeiro membro da família de E-Jets E2 de aviação comercial, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civi), pela FAA (Federal Aviation Administration) e pela EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação ou European Aviation Safety Agency).

É a primeira vez que um programa aeronáutico com o nível de complexidade do E2 recebe um certificado de tipo das três das maiores autoridades internacionais de certificação simultaneamente.

Apenas 56 meses se passaram entre o lançamento do programa e a certificação do E190-E2. O E190-E2 apresenta novos motores com elevada taxa de derivação e asas e trem de pouso completamente novos. Comparado à primeira geração do E190, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

«Tive a satisfação de lançar o programa E-Jets E2 em 2013 e, por isso, é muito emocionante ver a o E190-E2 alcançar hoje o Certificado de Tipo, conforme planejado e no orçamento. Nossas equipes de desenvolvimento mais uma vez se superaram com sua criatividade, dedicação e competência! Além de alcançar todos os objetivos de desenvolvimento, vários pontos importantes, como consumo de combustível, desempenho, ruído e custos de manutenção, ficaram melhores que o originalmente especificado», afirmou Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer. «Quero felicitar todas as equipes envolvidas no programa, todos na Embraer desempenharam um papel nesta enorme conquista, trazendo ao mercado o melhor e mais eficiente avião de corredor único do mundo. O E190-E2, ao lado de Legacy 450, Legacy 500 e, em breve, o KC-390, posiciona a Embraer como uma das principais empresas aeroespaciais do mundo», acrescentou.

O programa de testes em voo envolveu quatro protótipos da aeronave, que foram submetidos a rigorosas avaliações. A frota de testes do E190-E2 completou mais de 2.000 horas de voo. Aproximadamente 45 mil horas de testes foram conduzidos em bancadas com espaço para aviônicos, controles de voo, e sistemas elétrico, hidráulico e ambiental.

«A certificação de hoje do E190-E2 é um marco crucial no programa. É razoável admitir agora que as discussões comerciais com operadores em todo o mundo serão aceleradas», disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. «Atualmente, muitas das campanhas envolvendo o E190-E2 e seu "˜irmão maior"™, o E195-E2, são com novos operadores para a Embraer, e isso é muito encorajador enquanto continuamos nossa trajetória em direção a 100 operadores de E-Jets em todo o mundo», complementou.

A Widerøe, maior companhia aérea regional da Escandinávia, será a primeira companhia aérea no mundo a receber o novo E190-E2 e iniciará serviços com o jato em abril. A companhia aérea fechou contrato para até 15 jatos da família E2, consistindo em três pedidos firmes para o E190-E2 e o direito de compra de mais 12 aeronaves da família E2…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual