BRASIL EM PORTUGUES

Transporte aéreo de carga cresce 6,8% em fevereiro, diz Iata

A demanda mundial por transporte aéreo de cargas, medida em toneladas-quilí´metro (FTK, na sigla em inglês), aumentou 6,8% em fevereiro ante igual mês de 2017, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Ajustando os dados por potenciais distorções provocadas pelo Ano Novo chinês e combinando os crescimentos de janeiro e fevereiro, o indicador mostrou alta de 7,7%, configurando o melhor começo de ano desde 2015.

Já a oferta global por transporte aéreo de cargas, apurada em toneladas-quilí´metro disponíveis (AFTK, na sigla em inglês), subiu 5,6% na base anual em fevereiro. "O crescimento da demanda superou o da capacidade pelo 19º mês consecutivo, o que é positivo para os yields das aéreas e para o desempenho financeiro da indústria", aponta a Iata, em nota.

Contudo, a associação destaca que, apesar do forte avanço dos indicadores, o transporte aéreo de cargas pode enfrentar alguns desafios em 2018. A Iata cita, por exemplo, a eventual escalada das medidas protecionistas para uma guerra comercial entre países.

Além disso, a avaliação é de que o melhor momento da retomada do transporte aéreo de cargas pode já ter ficado para trás. Um sinal disso são os drivers da demanda do segmento "“ como o índice de gerentes de compras (PMI) para manufaturas e pedidos para exportação -, que já têm se afastado dos níveis observados no ano passado…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual