AEROLÍNEAS

Aeroporto da Pampulha perde voo da Gol com destino a São Paulo

Os belo-horizontinos que querem a retomada das atividades do Aeroporto da Pampulha perderam mais uma batalha: a Gol Linhas Aéreas vai encerrar suas operações no terminal em agosto. A empresa tinha retomado as operações no aeroporto no dia 22 de janeiro, com a rota São Paulo (aeroporto de Congonhas) – Belo Horizonte.

A princípio, os voos seriam diretos (sem escala), mas uma decisão do Ministério dos Transportes revogou a portaria que autorizava voos comerciais de longa distância entre o terminal de Belo Horizonte e outras capitais, impedindo que a empresa voasse no trecho em voo direto. A alternativa que a Gol encontrou para continuar operando na Pampulha, com viagens de origem e destino em Congonhas, foi a realização de escala no aeroporto Francisco Álvares de Assis (aeroporto da Serrinha), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, o que aumentou o tempo de viagem e consequentemente o preço da passagem.

Em nota, através da sua assessoria de comunicação, a Gol Linhas Aéreas informou que "acredita no potencial de Pampulha para voos com destino a grandes cidades e foco nos clientes que viajam a negócios. Com a restrição desse aeroporto a voos regionais, optou por realizar a suspensão da rota entre Juiz de Fora e Pampulha a partir de 4 de agosto, até que os órgãos regulares competentes deliberem favoravelmente sobre a Portaria 911".

Com a suspensão das viagens da Gol entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, automaticamente, as viagens entre o aeroporto da Pampulha e o aeroporto de Congonhas também ficam suspensas, já que, na Pampulha não é permitido voos diretos entre capitais.

Portaria 911

No dia 24 de outubro de 2017, a pedido da prefeitura de Belo Horizonte, o ministro dos Transportes, Fernando Fortes Melro Filho, aprovou a Portaria 911/2017, que revogava a Portaria 376/2017, de 11 de maio de 2017, que proibia voos comerciais de grande porte no aeroporto da Pampulha. No dia 17 de janeiro de 2018, o ministro dos Transportes substituto, Maurício Quintella Lessa, suspendeu os efeitos da Portaria 911/2017, reestabelecendo a Portaria 376/2017, acatando decisão cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU), que em 27 de dezembro de 2018, restaurou a vigência da Portaria 376/2017.

Passaredo

A Passaredo Linhas Aéreas, que também operava voos no aeroporto da Pampulha, na rota Belo Horizonte Ribeirão Preto, encerrou as atividades na capital mineira nesta quarta-feira (30).

Em nota, a empresa informou que realiza uma readequação de sua malha de rotas. A Passaredo informou também que vai trabalhar novas rotas no Triangulo Mineiro. "A partir do dia 03 de junho de 2018, iniciamos novas operações nas cidades de Uberlândia e Goiânia. Serão voos diretos ligando Uberlândia a Guarulhos e Goiânia"…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual