AEROPUERTOS

Greve dos caminhoneiros provoca queda de 45% nas exportações de Viracopos

Volume de remessas para fora do Brasil foi de 1,9 mil toneladas de mercadoria para mil toneladas em uma semana. Paralisação causou crise de desabastecimento no Brasil.

A greve dos caminhoneiros provocou queda de 45% nas exportações do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A informação foi confirmada pela concessionária Aeroportos Brasil. O número é referente a mercadoria que é liberada para sair do aeroporto nos aviões. Os índices comparados foram registrados nas semanas do dia 14 a 21 de maio, antes da paralisação, e do dia 21 a 27, durante a manifestação que causou uma crise de desabastecimento no Brasil.
De acordo com os dados da Aeroportos Brasil Viracopos, de 14 a 21 de maio (segunda a domingo) foram exportados no aeroporto 1,9 mil toneladas de mercadoria, enquanto na última semana, já em meio à greve, o número caiu para mil toneladas.
Além disso, ainda existe o peso recebido, que é o total de produtos que chega ao aeroporto, mas não necessariamente tudo é exportado. O índice também registrou queda de 50% e foi de 1,6 mil toneladas para 816 toneladas em uma semana.
As importações também tiveram redução. De acordo com o aeroporto, o volume de remessas que chegam de fora do Brasil foram de 3 mil toneladas para 2,4 mil toneladas, que equivale a uma queda de 18%. O índice de peso liberado, mercadoria que é colocada nos caminhões depois de chegar a Viracopos, foi de 2,8 mil toneladas para 2,1 mil – diminuição de 23%.

Impactos da greve no aeroporto
A greve dos caminhoneiros começou na segunda-feira (21), mas os impactos em Viracopos só começaram na sexta. A redução no abastecimento forçou uma restrição de pousos e decolagens e voos começaram a ser cancelados. A partir de sábado (26), caminhões do Exército escoltaram caminhões-tanque carregados de querosene de aviação para abastecer o aeroporto.
Na quarta-feira (30), o aeroporto recebeu mais 12 carretas e não há mais risco de desabastecimento. De acordo com a concessionária, foram canceladas 25 partidas e 25 chegadas na quarta e 18 chegadas e 17 partidas nesta quinta (31). Todos os voos são da Azul Linhas Aéreas. A situação de abastecimento na região começou a se normalizar na terça-feira (29), quando os postos da região começaram a receber combustível.
A concessionária Aeroportos Brasil ainda emitiu um comunicado aos passageiros para informar que instaurou o gabinete de crise para tentar diminuir os efeitos da greve…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual