AEROPUERTOS

85% das obras no Aeroporto de Salvador já estão concluídas

Uma boa notícia para os baianos, turistas e a economia do estado. Faltando 100 dias para o fim do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para conclusão da primeira fase das obras de modernização e ampliação do Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, 85% das intervenções previstas no Contrato de Concessão já foram realizadas.

Iniciadas em abril de 2018, as obras se dividem em duas fases. A primeira, chamada de 1B, está em execução e será entregue no dia 31 de outubro. Com andamento já elogiado publicamente pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, e cerimônia de inauguração prevista para dezembro, essa fase contempla 90% das intervenções constantes no Contrato.

Entre elas, estão a expansão do terminal de passageiros em 22.000 m², melhorias nos sistemas de refrigeração e iluminação, ampliação do pátio de aeronaves, implantação de novas pontes de embarque, requalificação das pistas de pouso e decolagem, instalação de wi-fi gratuito e de alta velocidade, modernização de banheiros e fraldários, nova área para os balcões de vendas das companhias aéreas, check-ins em novo layout, entre outras.

“É importante ressaltar que as obras no Aeroporto não terminam com a conclusão dessa etapa. Os 10% restantes serão concluídos durante a fase chamada 1C, que começa no dia 1º de novembro e segue até 31 de outubro de 2021, conforme estabelecido pela ANAC”, destaca o diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas. Nesse segundo momento, serão realizadas ampliação e retrofit da praça de alimentação, instalação de novas pontes de embarque e implantação de novas posições de check-in.

Todas as obras realizadas visam oferecer aos passageiros um aeroporto mais moderno, seguro e funcional. Não serão mudanças significativas do ponto de vista estético, mas que pretendem impactar positivamente na otimização das operações, trazer mais agilidade, conforto e segurança, além de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Uma prova disso é que a empresa que administra o terminal realiza, nas duas fases, melhorias além das estabelecidas pela Anac. Entre essas intervenções não previstas no Contrato de Concessão, estão a substituição da iluminação convencional por LED em todo o terminal, instalação de novo sistema de detecção e combate a incêndio, de nova Estação de Tratamento de Efluentes, de Central de Resíduos Sólidos, modernização de todas as subestações de energia com a construção de uma nova central de geração, entre outros.

Entenda abaixo o andamento das obras:

Em execução
Expansão do terminal de passageiros em 22 mil m²;
Modernização de banheiros e fraldários;
Reforma de 9 conjuntos de sanitários e bebedouros e construção de 15 novos conjuntos climatizados (4 já entregues);
Instalação de um novo sistema de manuseio de bagagem e controle de segurança;
Ampliação do pátio de aeronaves;
Requalificação da pista principal (10/28);
Melhorias no sistema de refrigeração/ventilação;
Novo sistema de detecção e combate a incêndio (não previsto no Contrato de Concessão);
Implantação de nova Central de Resíduos Sólidos e de sistema de água de reuso (não previsto no Contrato de Concessão);
Construção de novo píer, com 6 novas pontes de embarque;
Construção de uma usina solar para abastecer o aeroporto com capacidade equivalente a de até 58 mil residências (não previsto no Contrato de Concessão);
Reforma de todas as subestações de energia com painéis modernos e automáticos e aquisição de novos grupos geradores, trazendo mais confiabilidade ao sistema (não prevista no Contrato de Concessão)

Entregue
Reforma e melhoria da pista auxiliar (17/35) e das taxiways;
Nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas e 60% do check-in em novo layout;
Estação de Tratamento de Efluentes modulável e com 99,5% de eficiência (não prevista no Contrato de Concessão);
Troca de iluminação convencional por LED em todas as áreas já reformadas (não prevista no Contrato de Concessão);
6 novos elevadores e 6 novas escadas rolantes (até o final, serão respectivamente 11 e 9);
Instalação de wi-fi gratuito e de alta velocidade;
Instalação de 2km de tubulação para os sistemas de refrigeração/ventilação, com a construção de nova central de água gelada

Previsto para a fase 1C
Ampliação e retrofit da Praça de Alimentação (não prevista no Contrato de Concessão);
Instalação de 2 novas pontes de embarque;
Instalação de mais 10 posições de check-in;
Instalação de mais 3 equipamentos de raio-x no embarque doméstico e outros três no embarque internacional;
Instalação de um carrossel de bagagens adicional no desembarque doméstico e substituição de outro no desembarque internacional

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual