BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto de Araguaína entra em fase final de obras e deve ser reaberto ainda neste ano

O Aeroporto de Araguaína, que passa por reformas e obras de ampliação, deve voltar a plena atividade, incluindo voos noturnos, ainda neste ano. Os testes de balizamento noturno já estão sendo feitos e, assim que terminadas as instalações de luminárias na pista de pouso e das torres do novo pátio de aviação geral, o aeroporto estará em condições plenas de funcionamento e poderá reabrir a pousos e decolagens no período da noite.

Investimento e obras

Para sua ampla reforma, o Aeroporto de Araguaína recebeu investimentos na casa dos R$ 12 milhões entre recursos do governo estadual e federal. Na obra foram recuperados os 1.800 metros da pista de pouso/decolagem, pista de taxiamento e pátio de aeronaves; além da implantação de um pátio de armação geral e pistas de acessos, todas com as devidas sinalizações. Também foi reformado o terminal de passageiros, visando deixar o espaço mais confortável para os usuários, com lanchonete, duas salas comerciais, sala vip, salas de embarque e desembarque, além de salas para a administração do aeroporto, Vigilância Sanitária e Polí­cia Federal.

Atualmente operaram durante o dia no aeroporto da segunda maior cidade do Estado as empresas aéreas Azul (Trip), Sete e Passaredo. De acordo com o presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, os voos no período da noite já deveriam estar sendo realizados, mas o material de balizamento noturno instalado no local foi alvo de roubo, o que atrasou o andamento das obras. Apesar do imprevisto, a estimativa do governo é que até o final do ano o aeroporto já esteja em pleno funcionando. "Nossa estimativa é que até meados de outubro ou começo de novembro já tenhamos concluído as obras lá", completou.

Outro aeroporto

Durante as comemorações do aniversário de 273 anos do município de Arraias, na última semana, o Governador Siqueira Campos batizou o aeroporto do município de Deputado Federal Joaquim Batista D"™Abreu Coelho, que está em fase final da primeira etapa de obras.(…)

Ver más

Foto:Â Philipe Bastos / ATN

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual