BRASIL EM PORTUGUES

Aeroportuários do Ceará mantêm trabalho de 60% dos profissionais

No quinto dia de greve, os aeroportuários de Fortaleza mantêm em atividade 60% dos profissionais da categoria. Segundo o diretor do Sindicato do Aeroportuários do Ceará, Jorge Luiz, 114 dos 285 aeroportuários do estado estão parados. «Contrariando a lei de greve a Justiça do trabalho está nos obrigando a manter 60% dos aeroportuários trabalhando», diz. Atrasos e cancelamentos estão dentro da nornalidade.

Nesta segunda-feira (5), o sindicato promoveu um ato simbólico de enterro da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, e do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale.

Segundo a Infraero, a greve dos aeroportuários não afeta a pontualidade dos voos nos dois aeroportos comerciais do Ceará, o Pinto Martins, em Fortaleza, e o Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Desde o início da greve, segundo a Infraero, a média de voos atrasados no Pinto Martins é de menos de 5%, um número considerado "normal" pela empresa. Em Juazeiro do Norte, o índice de atraso também ficou abaixo dos 3%.

Nesta segunda-feira, os grevistas reforçararam a divulgação do movimento junto aos passageiros nos setores de embarque, desembarque e de check-in. Eles reivindicam 6,5% de reposição salarial por conta da inflação e 9% de produtividade. Além disso, a categoria é contrária à exploração dos terminais pela iniciativa privada. Uma reunião de negociação deve acontecer nesta terça-feira (6), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF).

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual