BRASIL EM PORTUGUES

Aviação brasileira é uma das mais seguras do mundo

O avião é considerado um dos meios de transportes mais seguros do mundo e o índice de acidentes aeronáuticos do Brasil está abaixo da média mundial, de acordo com a Organização de Aviação Civil Internacional.

As chances de morrer em um acidente de avião são muito mais baixas do que as de ser vítima em um acidente de carro, por exemplo.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda está concluindo os dados sobre o setor de aviação referente ao ano de 2013, mas tudo indica que houve uma redução de acidentes aéreos no Brasil no último ano.

Até julho do ano passado, foram 103 acidentes com aeronaves de matrícula nacional e 3 com matrícula estrangeira no País. Quarenta e duas pessoas morreram.

Em 2012 – ano em que houve um recorde de acidentes aéreos -, foram 178 acidentes envolvendo aeronaves com matrícula nacional e 6 com aeronaves de matrícula estrangeira. Número de mortos: 78.

De acordo com a assessoria de imprensa do Cenipa, o fator humano é o principal responsável em mais de 80% dos casos de acidentes aéreos.

Entre os elementos contribuintes estão o julgamento de pilotagem, supervisão gerencial, planejamento de voo, aspectos psicológicos, aplicação dos comandos, indisciplina de voo e pouca experiência do piloto.

Incidência

A maior parte dos acidentes não ocorre na aviação regular (que faz o transporte de passageiros por meio de linhas aéreas), mas na…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual