BRASIL EM PORTUGUES

Aviacao brasileira pode sofrer regras rígidas para evitar aquecimento global

O Observatório do Clima – órgão formado por grupos da sociedade para discutir mudanças climáticas -, encaminhou um documento ao governo brasileiro para solicitar apoio a criação de uma estratégia que diminua a emissão de gases por parte do setor de aviação. De acordo com a organização, a intenção é propor um mecanismo de mercado que faça com que as emissões de CO2 das companhias aéreas só cresçam sem abatimento até 2020. A partir daí, toda a poluição climática teria de ser compensada por créditos de carbono.

A medida ainda é considerada tímida, se comparada com as atuais emissões. No entanto, ela pode ter papel fundamental na criação de novas regras que possam amenizar os efeitos do Aquecimento Global. Atualmente, cerca de 2% dos gases que dão origem ao efeito estufa são provenientes do setor de transportes aéreos – um dos setores mais poluentes do mundo. E isso pode triplicar até 2050, se nada for feito.

Vale lembrar que a aviação não está incluída no pacote de metas do Acordo de Paris, tratado ocorrido em 2015 que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020. Isso também colabora para os altos índices de poluentes.

Muitas empresas aéreas já assumiram o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 até 2020, mas para que a medida seja efetiva, é preciso que todos os países membros da OACI (Organização Internacional de Aviação Civil) sejam incorporados na meta…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual