BRASIL EM PORTUGUES

Boeing desenvolve banheiro autolimpante para aviões; confira

A lata de lixo está transbordando, o chão é um desastre e levantar a tampa do vaso é assustador. Até mesmo os viajantes mais experientes se tornam germofóbicos horas após o início de um voo de longa distância.

A Boeing está preparando uma solução: um banheiro autolimpante. A fabricante de aviões dos EUA diz que encontrou uma forma de usar luz ultravioleta para matar 99,99 por cento dos germes nos banheiros dos aviões, desinfetar todas as superfícies depois de seu uso em três segundos e evitar que o banheiro se transforme em uma placa de Petri.

Banheiros capazes de se limparem sozinhos constantemente a 30.000 pés (9.100 metros) de altura poderiam ajudar a reduzir a propagação de doenças infecciosas transmitidas por passageiros que viajam de um continente a outro, disse o consultor da área da aviação George Hamlin.

A invenção poderia reduzir a conta de manutenção das empresas aéreas se não envolver muitas peças móveis, disse ele. A Airbus está trabalhando em um conceito similar.

"Se o custo for razoável, acho que pode vir a se tornar generalizado", disse Hamlin a respeito do novo produto da Boeing.

O conceito oferece um novo sentido ao antigo ditado dos aviadores "se não é Boeing, não vou", disse por e-mail o consultor da área de aviação Robert Mann.

"A Boeing deveria realizar testes em instalações públicas de grandes cidades para criar credibilidade", disse ele.

Luz ultravioleta

O protótipo de banheiro da Boeing utiliza uma espécie de luz ultravioleta, diferente dos raios das camas de bronzeamento, que não causa danos aos seres humanos.

Ativadas apenas quando o banheiro do avião não está sendo usado, as luzes tocam superfícies como o assento do vaso, a pia e a bancada.

"Estamos tentando aliviar a ansiedade que todos nós sentimos ao usar um banheiro que trabalha muito durante um voo", disse Jeanne Yu, diretora de desempenho ambiental da divisão de aeronaves comerciais da Boeing, em um comunicado.

A Airbus está trabalhando em suas próprias melhorias para os banheiros dos aviões, segundo Ingo Wuggetzer, vice-presidente de marketing da empresa europeia…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual