BRASIL EM PORTUGUES

Boeing muda estratégia de vendas depois de perder 9500 milhões para a Airbus

A competição será feroz. Depois de perder encomendas no valor de 9.500 milhões de dólares, cerca de 7000 milhões de euros, para a Airbus, no Japão – um mercado onde dominava -, a Boeing anunciou uma nova estratégia focada na venda dos seus aviões comerciais.

A decisão foi determinada esta semana num memorando enviado pelo presidente executivo da Boeing, Ray Conner, a que a Reuters teve acesso. No documento, Conner determina que a empresa irá rever toda a estratégia de vendas e de marketing.

Esta nova estratégia surge ainda num momento em que o responsável pelas vendas e comercialização e estratégia da empresa vai sair para a reforma. Mike Blair ficará na Boeing até dia 1 de novembro, mas depois as suas funções irão passar para o grupo de vendas que será coordenado pelo vice-presidente de Marketing. Mais, as funções de estratégia e desenvolvimento comercial vão passar para as mão do gabinete financeiro e serão chefiadas por Kevin Schemm, que passará a chefe de finanças e estratégia.

Mas a origem das mudanças não é tanto esta saída. «Provavelmente nada disto aconteceria se tivessem ganho a encomenda da JAL (Japan Airlines)», afirma Ron Epstein, analista do Banco Merrill Lynch.

A perda para a Airbus
Durante mais de cinco décadas a Boeing foi a principal fornecedora das empresas aéreas japonesas, tendo uma relação próxima com o país, que começa na produção do Boeing 787, que é 35% feito no Japão.

A estreita cooperação entre a empresa e o País beneficiou diretamente a industria japonesa como a…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual