BRASIL EM PORTUGUES

Boeing quer até 90% de empresa com Embraer

Área de defesa da fabricante brasileira permaneceria sob controle nacional

A Boeing e a Embraer estão perto de chegar a um acordo para criar uma nova empresa, que fabricará apenas aviões comerciais da fabricante brasileira, afirmou nesta terça-feira uma fonte a par das negociações à AFP. A proposta da Boeing prevê que a companhia detenha de 80% a 90% do controle acionário da nova companhia, como antecipou o jornal "Valor Econômico".

Segundo a AFP, a sede da nova companhia, criada em parceria pelas fabricantes de aeronaves, poderia ser em Chicago, mesmo local da sede da Boeing. O acordo em discussão é considerado mais palatável para o governo, pois as operações militares da Embraer continuariam sob controle brasileiro. As duas fabricantes ajustaram o projeto para conseguir autorização do governo brasileiro.

Desde o início , o governo tem reiterado que não abre mão do controle da Embraer e tem manifestado preocupação em manter sob o controle nacional a área de defesa, considerada estratégica. Além disso, o novo formato de negociação minimizaria o desconforto no relacionamento com a sueca Saab, que tem um contrato para venda de caças Gripen, que prevê transferência de tecnologia ao Brasil. No mês passado, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que caso a parceria entre Boeing e Embraer saísse do papel seria necessário construir um conjunto de salvaguardas para assegurar o sigilo na transferência de tecnologia ao país.

Ações sobem 5,16%

No novo formato, o governo manteria uma golden share (ação especial com direito de veto sobre decisões estratégicas da companhia), segundo a AFP…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual