BRASIL EM PORTUGUES

BSB reativa pistas simultâneas independentes

Desde hoje, o Aeroporto de Brasília volta a realizar as operações paralelas simultâneas independentes das pistas. O procedimento, que estava interrompido desde março, ficará em observação pelo período de 30 dias. A operação vale somente para pousos – as decolagens começarão a operar da mesma maneira a partir de 18 de agosto.

De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a operação simultânea das pistas é totalmente segura. A torre de controle do terminal se dividiu em duas e funciona como se dois aeroportos fossem controlados ao mesmo tempo, sendo que uma equipe é responsável pela pista norte e outra pela pista sul.

Outra alteração que será mantida de forma preferencial, mas não como regra única, é a orientação das pistas. Voos com destinos ao Sul e Sudeste utilizarão a pista da direita, enquanto os voos para as regiões Norte e Nordeste utilizarão a pista da esquerda.

Atualmente, o aeroporto tem capacidade para realizar um pouso ou decolagem por minuto. Com a operação independente, essa capacidade pode ser ampliada para até 80 movimentos aéreos por hora…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual