BRASIL EM PORTUGUES

Centro de Serviços da Embraer começa operar até fim do ano

Com as obras praticamente prontas, o Centro de Serviços da Embraer, para jatos executivos, deve começar a funcionar no fim do ano, entre novembro e dezembro, ainda sem data definida. O prédio tem 20 mil metros quadrados e já pode ser visto de longe. Tem o nome da empresa na fachada e fica à margem do aeroporto ao lado da Vila Helena. «Em sua primeira fase, com previsão de início das atividades até o fim de 2013, oferecerá serviços de manutenção e de administração, reforma e revitalização de interiores e reparo de componentes, além de um ponto de atendimento aos clientes», conforme a assessoria de imprensa da Embraer. Havia previsão anterior para entrar em operação este mês. A Embraer informou que os prazos seguem o cronograma do projeto.

O Centro de Serviços poderá operar com até 45 aviões simultaneamente (dependendo do tamanho). Atualmente, existem 800 jatos executivos no País e, destes, 150 são da Embraer, apesar do tempo relativamente pequeno em que a empresa se voltou para esse setor da aviação: desde 2000. A Embraer já produziu um total de 650 jatos executivos, de acordo com a empresa. A expectativa, com o Centro de Serviços em Sorocaba, é atender a grande movimentação de aeronaves no Brasil nos próximos anos. A realização de eventos, como a Copa do Mundo de 2014, Fórmula 1, Fórmula Indy e congressos setoriais exigirão uma boa infraestrutura em aviação executiva.

A segunda fase do Centro de Serviços da Embraer tem inauguração prevista o primeiro trimestre do ano que vem, com o negócio de Fixed Base Operator (FBO). Será a inauguração oficial, com presença de autoridadades. Na segunda fase, começa a funcionar a base de operação para chegadas, estacionamento e saídas de aviões executivos e atendimento aos tripulantes e passageiros. De acordo com a empresa, haverá reabastecimento, hangaragem e serviços aeroportuários. O centro poderá prestar auxílio à tripulação e passageiros, como alimentação, acesso à internet e telefone, área de descanso, de reuniões, salas VIP, agendamento de carros e hotéis.

Quanto à aeronave, «haverá também o Gerenciamento Técnico de Manutenção, em que o cliente pode optar por deixar nas mãos da Embraer todo o controle das paradas de manutenção, agendamento, atualização de documentação técnica etc.» Os jatos da Embraer poderão receber a manutenção periódica. Os de outros fabricantes, os serviços serão basicamente de limpeza, abastecimento, revitalização de interiores e verificação de equipamentos de segurança e reparos.

Vocação

O investimento da Embraer em Sorocaba prevê o crescimento da quantidade de jatos executivos em operação no País e Sorocaba foi escolhida pela localização, próxima da Grande São Paulo, e pela vocação para o segmento da aviação. Atualmente, existem cerca de 20 empresas aeronáuticas instaladas ao redor do aeroporto Bertram Luiz Leopolz: de táxi-aéreo, manutenção, hangares e escola de pilotagem e mecânica.

Entre outras razões para a escolha de Sorocaba estão «boas condições do tráfego aéreo e meteorológicas, perspectiva de melhorias na…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual