AEROLÍNEAS

Check-in ambulante: robô-quiosque se move sozinho por IA

Computadores de check-in ambulantes: essa é uma das mais recentes inovações lançadas no aeroporto de Genebra, na Suíça. São, na verdade, robôs que se movem pelo aeroporto equipados com o sistema de check-in; assim, quando um passageiro o nota andando ao seu lado, ou até trombe nele, pode parar e realizar o check-in naquele mesmo lugar, sem a necessidade de pegar as filas nos quiosques tradicionais de retirada de bilhetes de embarque.

A tecnologia é da Sita. «A ideia do computador veio da dúvida constante nos aeroportos: como podemos atingir um melhor fluxo de passageiros? Assim, chegamos a essa solução, de desenvolver um quiosque autônomo», explicou o gerente sênior de Empreendimentos e Inovação da Sita, Stephane Cheikh. Para ele, o quiosque-robô ajuda a tornar o processo de check-in mais rápido e eficiente, e se conecta com os sistemas das companhais aéreas por meio de wi-fi.

Segundo Cheikh, o aparelho funciona com inteligência artificial e é interligado com o sistema do aeroporto. Assim, caso aconteça algum tipo de problema ou superlotação de passageiros em uma das áreas de check-in do complexo, o robô se locomove automaticamente para o local para prover assistência, sem a necessidade de interferência humana.

«Uma das principais inovações do quiosque-autônomo é o fato de ele saber exatamente onde está. Para isso, ele utiliza dois métodos: um aparelho de geolocalização ligado a um mapa em seu servidor, e ainda um laser invisível que descobre todos os pontos de interesse a sua volta, determinando assim em que local se encontra no aeroporto», explicou Stephane Ceikh. «Isso ajudará a aliviar um pouco o congestionamento dos aeroportos»…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual